terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Indicação de filme: Táxi Driver (40 anos)

40 anos se passaram, e eu não me canso de questionar meu espelho: "Você está falando comigo?"



 Com um pouco mais de 1 milhão, Scorsese e De Niro filmaram "Táxi Drive"; E conseguiram a melhor tradução de nome, para o português, de todos os tempos "Táxi Driver - Motorista de Táxi". (Inacreditável)

Piadas a parte, o filme é uma das obras mais "cruas" da sétima arte, com um roteiro que peca, no bom sentido, pela brutalidade, Martin Scorsese usa seu melhor estilo: câmera na rua. A fotografia entrega um filme simples, e essa é a intenção, mostra o dia a dia sem glamour só drogas, prostitutas, Vietnã, armas e claro algumas corridas de táxi para o Travis possa ganhar a vida.

O roteiro retrata Travis Bickle (Robert De Niro) um veterano do Vietnã, que vira motorista de táxi, se perdendo nas ruas, seus instinto o coloca em estado de emergência, aonde fazer alguma coisa , para melhorar aonde vive, é quase que uma obrigação.

Isso vai de matar ou simplesmente convencer uma garotinha de 12 anos (Jodie Foster), que é prostituta, a largar seu cafetão e voltar para a escola e para seus pais.   

Em certos momentos o filme chega a parecer uma boa intenção, a preocupação de Travis em fazer algo é inspiração em movimento, que cresce durante o desenrolar da história.


Em determinado momento nosso protagonista vai levar  uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro; Os pequenos detalhes indicam a perda, inevitável da sanidade, o que resta é rezar pelo nosso "herói" mal encarado.

Pensando que acabou? Não, ele compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha. 

O filme é quase que único, são poucos com a mesma estética ou intenção, na verdade são esse motivos que não tornam esse longa datado. A política é um problema no filme e na nossa vida, tal motivo já é um convite para ver "Táxi Driver - Motorista de Táxi" e celebrar seus 40 anos.


CURIOSIDADE :

A cena em que Travis Bickle está falando com o espelho foi completamente improvisada por Robert De Niro. Para aquela tomada o roteiro apenas descrevia: "Travis se olha no espelho". Entretanto a cena ficou marcada pela conversa que Travis teve consigo mesmo e disse a célebre frase "You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?"). 

 Gostou da indicação de hoje? Vai assistir? Diga nos comentários.

Precisa de mais indicações? O Grêmio têm uma lista para você, é só clicar aqui:
Indicações do Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário