domingo, 7 de junho de 2020

Dois Homens e Meio - Walden VS Charlie !


Uma substituição que arruinou uma das maiores séries da história da TV americana.



Chuck Lorre, criador e produtor da série, concebeu algumas das maiores audiências da televisão nos anos 2000, com Two And A Half Man e The Big Bang Theory.

Embora o sucesso seja semelhante,  os motivos são diferentes. Enquanto The Big Bang Theory divide o mérito em alguns fatores, Two And A Half Man se apoiava unica e exclusivamente na carisma, fama e polemicas do seu protagonista Charlie Sheen, que interpretava o Charlei Harper, que tinha basicamente a mesma vida do seu interprete.
A maior prova disso é que Chuck Lorre pensou a série já com o ator na cabeça, e sabia só daria certo se o mesmo topasse



O sucesso foi duradouro, durante todas as 8 temporadas iniciais e virou uma figurinha carimbada de quem gosta de sitcoms. O trio Charlie, Alan (Jon Cryer) e Jake (Angus T. Jones) se tornaram o primeiro escalão e seus salários eram os mais altos na televisão da época.



Tudo funcionava bem, mas a vida de drogas, álcool e sexo do Charlie Sheen começaram atrapalhar o andamento e as gravações da série. Ele era tão problemático quanto o próprio personagem.

Então a boa relação terminou na 8º  temporada com a saída do Charlie.

O cargo de protagonista ficou vago e o ator que o assumiria era um problema já que era a razão do sucesso do seriado. Foi ai que  Ashton Kutcher foi escolhido para viver Walden Schmidt, um bilionário da internet que está passado por um divórcio e encontra abrigo na casa de praia do recém falecido Charlie Harper.

Não é novidade pra ninguém que a série foi de mal a pior, afinal ela mudou totalmente a proposta inicial e se tornou preguiçosa demais, com um personagem bilionário que pode fazer e ter o que quiser. Porém com tudo, não é tão ruim quanto parece.

Se fizermos uma analise minuciosa é possível perceber que Walden é um personagem mais bem desenvolvido que o Charlie.

Vamos começar pelo Charlie. Rico, consegue tudo que quer, vive uma vida invejável e não se preocupa com nada.

Walden é basicamente a mesma coisa, então ambos estão empatados nesse quesito.

Mas se formos além veremos que o Charlie entra e sai da série do mesmo jeito, embora ele tenha passado por todo tipo de situação, suas crenças, estilo de vida, pretensões e conquistas não mudam nunca. Ele sai da série indo tenta um relacionamento com a Rose (Melanie Lynskey), quando a 9º  começa a primeira coisa que descobrimos é que ele a traiu, ou seja, ele não mudou em nada. Isso não é um problema pois tudo que os fãs queriam ver era o Charlie sendo o Charlie e o resto pouco importava, mas do ponto de vista critico, é raso.


Já Walden é um pouco mais complexo. Quando a temporada se inicia ele é um adulto que se comporta feito uma criança, mas com o tempo ele passa por um amadurecimento fundamental que torna o personagem mais consciente e responsável de toda a série. Vemos ele decidir se divorciar da mulher que ele ama, mudar de visual por cauda de um pedido, se destituir de seus bens materiais pra encontra uma pessoa que o ame verdadeiramente, entre outros atos altruístas. Tudo isso ocorre de uma maneira que possa até passar despercebida, mas a mudança é tanta que a certo ponto nem parece mais o mesmo personagem. E quando ele decide adotar uma criança, vemos ainda mais essa maturidade distinta sendo colocada em prática. O caminho do Walden na série pode não ter feito tanto sucesso, mas a verdade é que foi um caminho muito mais inesperado e surpreendente que o do próprio Charlie que nunca fez nada que já não fosse suspeito que ele faria.

Embora o Charlie também ter tido atos de altruísmo, de um jeito ou de outro ele sempre sai da situação da mesma forma que entrou. Como se ele se "desmontasse" por algum tempo e passasse por um processo de  cura, onde ele se restituía e voltava ao estado original, sem que a experiencia o agregasse em nada.


É óbvio que os fãs se desagradam das ultimas temporadas da série, já não era mais a mesma premissa, se tornou outra coisa.  Mesmo assim Walden é um personagem que merecia um pouco mais de atenção e poderia muito bem virar um ícone de um possível spin-off (derivado) da série.

Por mais que os produtores tenham tornado as ultimas temporadas em sátiras da própria série, ainda sim merece ser vista com mais cuidado.

O descomprometimento da equipe criativa estava ridícula e os atores que pagam o pato. Eles sabiam que depois da saída do Charlie, era questão de tempo até a série ser cancelada, e verdade seja dita que eles forçaram um pouco a barra pra isso acontecer mais rápido, usando roteiros forçados e o auto deboche inconveniente.




Qual a sua opinião sobre a série? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário