sexta-feira, 5 de junho de 2020

Indicação: Matador de Aluguel.

Indicação: MATADOR DE ALUGUEL (1989)




O trabalho sujo feito pelo melhor!






Nos anos 80, filmes de "brucutus" - maneira popular de se chamar filmes com atores gigantes e cenas de ação caricatas de tão exageradas -  se tornaram populares.

O auge, onde atores como Sylvester Stallone, Van Damme,  Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, entre outros, estavam produzindo filmes e explorando todas as vertentes do gênero de ação, de aliens à lutas clandestinas. Contribuições que  mudaram o cinema e são replicadas até hoje.

Mas ao 45 do segundo tempo, um filme bem mais singelo surge e se imortaliza graças aos seus atores e sua história, que é bem mais modesta e criativa que a maioria dos grandes filmes da época.

Trata-se do longa Matador de AluguelRoad House em inglês, do ano de 1989. 



A história é simples, Dalton (Patrick Swayze), um segurança especializado em bares violentos, é contratado pra fazer uma "limpeza" em um bar aonde brigas são mais comuns do que bebidas. O lugar se chama Double Douce e, aparentemente, é um trabalho como qualquer outro. Mas um amor inesperado, uma mafia local e uma morte mudam tudo, e, agora, Dalton precisa fazer mais do que só arrumar o bar.

O que torna esse filme tão especial são os detalhes. Além de ser protagonizado por um dos maiores atores de todos os tempos, também tem um roteiro recheado de boas ideias e estilo. Com cenas de lutas empolgantes e diálogos marcantes, o filme entrega um entremetimento de qualidade que reflete uma época onde tudo era um absurdo.



Um dos pontos mais altos do filme são seus coadjuvantes. A médica inteligente e meiga Elizabeth Clay (Kelly Lynch).

E o mentor do Dalton, Wade Gerrett (Tom Elliott), que rouba a cena e tem uma das melhores introduções em um filme de ação.






Contra a partida aos filmes tradicionais, Dalton não um protagonista bidimensional. Ele tem uma certa profundidade e gostos bem distintos, coisas que quase nunca são agregadas ao um personagem valentão e bonitão.




O clímax é exacerbado na medida do possível, tendo em vista que se trata de um segurança de bar e não um militar a prova de balas.  Uma experiencia que não poderia ser replicada nos dias atuais, tendo em vista que o padrão para um filme de ação subiu muito, principalmente com  o avanço da computação gráfica. Então se faça um favor e tenha uma experiencia que nunca mais será replicada nas telonas, embora um reboot seja quase inevitável.

O reboot  estava sendo cotado para ser estrelado pela, campeã do UFC, Ronda Rousey. Mesmo que não seja com a lutadora, uma hora o filme ganhará uma nova versão. E a proposito, existe uma sequencia Matador de Aluguel 2, que você DEVE FUGIR!

Boa sessão!



Já assistiu ao filme? Vai assistir? Deixe no comentários.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário